Marcos Elias publicou hoje na página oficial do Proton Bus Simulator, algumas respostas mais perguntadas sobre a questão de Mods para o Proton Bus, ele comentou se o recurso vai ser pago ou não, e do que exatamente o produtor do mod precisará para faze-lo.
O recurso de mods de ônibus do jogo será grátis para todos! Assim mais gente pode entrar no mundo da modelagem e conversão, proporcionando muitos ônibus novos para todo mundo! Mas cada autor de mod que decidirá sobre a liberação do seu mod. Terá tanto mods grátis como pagos. O suporte a mods no jogo não terá restrições quanto a isso.
SE SERÁ GRÁTIS, COMO O JOGO VAI SE MANTER?
O jogo terá conteúdo adicional para os colaboradores num modelo híbrido, incluindo alguns ônibus exclusivos e, futuramente, áreas da cidade reservadas para eles ou expansões de mapas. Preferimos deixar os mods livres para que tenha uma boa quantidade de ônibus feitos por mais pessoas, sem a barreira financeira. Será bom para todo mundo!
VAI TER MOD PAGO?
Terá tanto mods gratuitos como pagos! Fica a cargo do criador do mod. Será algo livre, sem ligação com o jogo! É como produzir uma arte, miniatura, fotografia… Cada um faz do jeito que quiser. Inclusive a responsabilidade sobre a propriedade intelectual dos mods é de cada um, será um trabalho artístico sem ligação com o jogo. Exatamente como o pessoal faz em outros jogos.
VAI TER MOD CRIADO PELA EQUIPE DO JOGO?
Sim! Iremos criar alguns mods gratuitos e outros “patrocinados”!
VAI TER PROTEÇÃO DOS MODS PARA NINGUÉM ROUBAR O 3D?
Proteção 100% não existe! Todo jogo pode ser hackeado para pegar os modelos, ladrão tem em todo lugar… Em última instância é possível “roubar” os modelos injetando código intermediário no driver da GPU, capturando diretamente os pontos no espaço 3D gerido por ela. Historicamente o pesoal acha que protege, mas não protege, sempre tem um jeito de desbloquear mods de outros jogos. Portanto, sejamos sensatos! Não é possível prometer uma proteção que não tem como existir. Até empresas grandes têm suas criptografias quebradas…
Inicialmente os mods serão todos abertos, com o 3D puro direto na pasta do jogo. Quem não se sentir confortável com isso não precisa fazer os mods. Futuramente poderemos ter um formato criptografado para implementar alguma segurança, mas nada é efetivo, sempre tem um jeitinho (vide o OMSI onde o pessoal abre os O3D, ou no GTA em que desbloqueiam facilmente os arquivos…).
Iremos alimentar uma comunidade de mods “open source” saudável, focando mais no hobby mesmo, pensando primeiro nas pessoas de bem. Não podemos liberar todos os modelos livremente, mas alguns serão fornecidos para modificação e estudo.
QUANDO LANÇA?
Assim como tudo no projeto, não tem previsão. Sabe-se que está chegando a hora, a próxima grande atualização já deve ser a dos mods! É esperado para o final de 2018 ou começo de 2019, podendo ser adiado caso ocorram problemas graves.
SERÁ UM RECURSO PESADO?
Depois de carregado o mod se comporta como um ônibus do jogo. Pelo menos nos testes no computador, não foi observado nenhuma perda de desempenho ao jogar com um mod ou com um ônibus nativo. Todavia, o processo de carregamento do mod é mais lento e precisa de muito mais memória RAM, pois o modelo é lido e montado na hora. Celulares de pouca memória RAM não conseguirão rodar os mods mais pesados. Ainda não sabemos quais serão os requisitos, iremos descobrir todos juntos na prática. O recomendável seria um aparelho atual com bastante RAM. Será possível fazer mods leves ou pesados, a cargo de quem estiver criando… Um modelo simples com cinco texturas e dois sons será bem mais leve do que um modelo com 500 MB de texturas e sons.
VAI TER PRO CELULAR?
Fazer os mods provavelmente exigirá um PC porque não tem o Blender funcional para celular, ao que parece. Mas para jogar sim, funcionará nos celulares Android! Só que, devido as limitações de hardware dos celulares, só modelos com mais RAM conseguirão carregar os mods, senão o jogo fechará por falta de RAM. Vamos esperar para ver.
QUE PROGRAMAS SERÃO NECESSÁRIOS PARA FAZER OS MODS?
Basicamente o Blender (software livre, grátis) e um editor de textos puro, como o bloco de notas. Eventualmente algum programa compactador de ZIP. Quem modela em outros programas talvez precisará abrir no Blender na hora de exportar. Optamos pelo Blender por sermos fãs dele e por todo o mérito que ele conquistou ao longo dos anos: poderoso, gratuito e de código aberto!
QUE CONHECIMENTOS SERÃO NECESSÁRIOS?
Conhecimentos de modelagem 3D e uma certa prática com arquivos, pastas e números… Fazer os mods é algo específico, quase um trabalho de artista, especialmente quem desenha em 3D (não deixa de ser um desenho). Não é algo para todo mundo. Mas para quem quiser aprender, há muitos tutoriais e cursos grátis na internet!
O texto não sofreu alterações.
Página do jogo: Clique aqui